"ATINGIMOS NOSSO OBJETIVO NO MOMENTO EM QUE COLOCAMOS AMOR AO QUE FAZEMOS."
Sejam bem vindo ao meu blog, este foi criado com o intuito de mostrar os diferentes trabalhos e atividades que nós educadores podemos aplicar com crianças, jovens e adultos em sala de aula.
São idéias e sugestões que poderão ser modificadas conforme as necessidades do educador, do educando e da escola.

Pesquisar

sexta-feira, 27 de abril de 2012

É importante o hábito de ler.

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo a nossa volta. Através da leitura podemos descobrir e aprender sobre culturas, histórias e hábitos diferentes, compreender a realidade, o sentido verdadeiro de idéias, vivências, sonhos, etc. Com isso, podemos considerar a leitura como um importante objetivo que a escola e o educador precisam ensinar, mas, é importante ressaltar, que o educador deve ter consciência da necessidade do praticar com eficiência o hábito da leitura.
Familiarizar a criança, com os livros, mesmos aqueles que nunca foram incentivados em casa para essa prática tão prazerosa é um dos objetivos do educador.
Levar à criança ao mundo da imaginação, sendo assim desenvolver o gosto e o prazer pela leitura.
Procurar saber, quais os motivos que levam uma criança a não gostar de ler. Trazer ao conhecimento da criança que nos livros aprendemos sobre nós e sobre o mundo em que vivemos, encontramos sonhos, fantasias e emoções.
Que o valor de um homem é aumentado pelos livros que lê. Não há maior emprego de economia do que a compra de um livro. Ele abre as riquezas do conhecimento.
Contar histórias é o primeiro passo para a conquista de um novo leitor.
Dramatizar as histórias é um ponto importante.
É estimulante para a criança se os pais têm o hábito da leitura, certamente as crianças farão o mesmo.
Explicar para as crianças os significados das palavras e incentivá-las a fazer consultas enquanto estiverem lendo é muito importante.
Para desenvolver essa problemática, como educadores, há necessidade de gostar e de ter esse prazer em ler e despertar esse prazer desde os primeiros estágios de desenvolvimento da criança. À medida que ela cresce e adquire o gosto pela leitura, deixará os livros com menos ilustrações e procurará livros com mais textos.
O ato da leitura não deve ser encarado como uma obrigação e menos ainda a um castigo, o que poderá afastá-los da leitura. É importante ensinar apreciar e cuidar de seus livros.